Universidade Aberta
Educação e Internet 2012/2013 02
Maria Viana 1100742
E Folio B
Estilos de Aprendizagem em Plataformas Digitais
Daniela Melaré Vieira Barros - Capitulo V
Monteiro. A. Monteiro. A. J.Almeida A.C. (2012) Educação Online: pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Defacto: Santo Tirso - Portugal
Monteiro. A. Monteiro. A. J.Almeida A.C. (2012) Educação Online: pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Defacto: Santo Tirso - Portugal
Com o inevitável desenvolvimento
tecnológico os conteúdos educativos e as formas de aprendizagem alteraram-se,
embora a disponibilidade de múltiplas ferramentas gratuitas que chegam ao alcance de todos e que
possibilitam novas formas de aprendizagem, não se verifica a usabilidade nos projetos educativos, ou por falta de conhecimento das suas potencialidades
por parte dos profissionais ou por falta de vontade política. Pergunto-me
porque e que o ensino formal em Portugal ainda só evolui do papel para o
powerpoint?
Importa salientar que na aplicação de novos ambientes de aprendizagem é
fundamental entender a existência de estilos de aprendizagem
e os vários tipos de aluno virtual.
A importância da usabilidade das
plataformas digitais e a adaptabilidade das ferramentas na óptica
construtivista do conhecimento são factores que deverão ser centrados nos
alunos sempre pautados pelos estilos de aprendizagem e estilos de uso do espaço
virtual que os caracterizam. A estes elementos acresce considerar um conjunto
de factores que poderão contribuir a este processo, tais como as expectativas e
ambientes de aprendizagem que contemplem o perfil do aluno do século 21.
Os estilos de aprendizagem evoluem
embora tragam consigo o fator da hereditariedade social, cultural, ambiental,
entender como estes factores nos afetam, conhecer o nosso estilo de
aprendizagem e essencialmente aprendermos como aprender deverá ser uma
preocupação fundamental, evitando assim o desperdício de energias, fator crucial para o sucesso educativo. A importância do conhecimento da existência da
diversidade de estilos de aprendizagem, é contribuir para a compreensão das
diferenças individuais, permitindo ampliar as formas de transmissão das
matérias a leccionar num sistema democrático de aprendizagem. Na minha perspectiva pessoal penso que a flexibilidade será a palavra suprema de todo
este processo, aceder e distribuir conhecimento que permita interligar
sabedorias às já adquiridas, elevar a criatividade e entusiasmo em aprender são
elementos que poderão contribuir para o sucesso educativo para que o ambiente
de aprendizagem seja uma plataforma fácil novas formas de colaborativa e contínua. Assim caberá ao
professor desenvolver atividades que promovam ambiente colaborativos tanto no
ensino presencial como ensino online, promover o desenvolvimento das
habilidades noutros estilos de aprendizagem, de forma a garantir a participação
dos seus alunos no seu percurso educativo.
Sem comentários:
Enviar um comentário