Maria Viana

COMENTÁRIO CRITICO


Universidade Aberta
Educação e Internet 2012/2013 02
Maria Viana 1100742
E Folio B



Estilos de Aprendizagem em Plataformas Digitais
Daniela Melaré Vieira Barros - Capitulo V
Monteiro. A. Monteiro. A. J.Almeida A.C. (2012) Educação Online: pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Defacto: Santo Tirso - Portugal

Com o inevitável desenvolvimento tecnológico os conteúdos educativos e as formas de aprendizagem alteraram-se, embora a disponibilidade de múltiplas ferramentas gratuitas que chegam ao alcance de todos e que possibilitam novas formas de aprendizagem, não se verifica a usabilidade nos projetos educativos, ou por falta de conhecimento das suas potencialidades por parte dos profissionais ou por falta de vontade política. Pergunto-me porque e que o ensino formal em Portugal ainda só evolui do papel para o powerpoint?
Importa salientar que na aplicação de novos ambientes de aprendizagem é fundamental entender a existência de estilos de aprendizagem e os vários tipos de aluno virtual.
A importância da usabilidade das plataformas digitais e a adaptabilidade das ferramentas na óptica construtivista do conhecimento são factores que deverão ser centrados nos alunos sempre pautados pelos estilos de aprendizagem e estilos de uso do espaço virtual que os caracterizam. A estes elementos acresce considerar um conjunto de factores que poderão contribuir a este processo, tais como as expectativas e ambientes de aprendizagem que contemplem o perfil do aluno do século 21.
Os estilos  de aprendizagem evoluem embora tragam consigo o fator da hereditariedade social, cultural, ambiental, entender como estes factores nos afetam, conhecer o nosso estilo de aprendizagem e essencialmente aprendermos como aprender deverá ser uma preocupação fundamental, evitando assim o desperdício de energias, fator crucial para o sucesso educativo. A importância do conhecimento da existência da diversidade de estilos de aprendizagem, é contribuir para a compreensão das diferenças individuais, permitindo ampliar as formas de transmissão das matérias a leccionar num sistema democrático de aprendizagem. Na minha perspectiva pessoal penso que a flexibilidade será a palavra suprema de todo este processo, aceder e distribuir conhecimento que permita interligar sabedorias às já adquiridas, elevar a criatividade e entusiasmo em aprender são elementos que poderão contribuir para o sucesso educativo para que o ambiente de aprendizagem seja uma plataforma fácil novas formas de  colaborativa e contínua. Assim caberá ao professor desenvolver atividades que promovam ambiente colaborativos tanto no ensino presencial como ensino online, promover o desenvolvimento das habilidades noutros estilos de aprendizagem, de forma a garantir a participação dos seus alunos no seu percurso educativo.


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